O COB é uma mistura de argila, areia, água e palha e é utilizado em construções há muitos anos. É um material muito flexível e resistente, além de ser um ótimo isolante térmico já que as paredes criadas com o COB são mais grossas. A parte mais interessante é a forma com que as paredes são moldadas, pois isso acontece como se fossem uma escultura, o que cria uma liberdade na construção e permite a criação dos mais diversos desenhos e partes do mobiliário também, como bancos, mesas, etc.


Isopor

Pode parecer estranho, mas muitos países que são referências em tecnologia como Estados Unidos, Japão, Alemanha e Noruega já usam esse material em suas construções como uma solução mais barata e melhor para o meio ambiente.
No Brasil essa inovação está acontecendo muito lentamente, já que as pessoas ainda têm medo de sair da alvenaria convencional por ser o material que usamos há décadas. Porém, dependendo do propósito, o isopor pode ser uma alternativa construtiva tão boa quanto a alvenaria convencional.


Todas essas vantagens me parecem muito boas, mas eai?? Quanto irei gastar ao construir uma casa com esse material? Primeiro devemos listar alguns pontos técnicos que são pensados na execução do projeto antes da obra, como a fundação, por exemplo, para então depois analisarmos o uso do isopor na construção.
Por ser um material ultra-leve, uma construção de EPS barateia bastante um projeto de fundação, visto que é um material composto de 98% de ar.
Container

Os containers eram utilizados inicialmente para transporte de cargas em navios e trens, e apesar de parecer um tipo de construção recente, existem projetos realizados no início dos anos 90 nos quais o container aparece como base para o edifício.
E por que escolher escolher o container? Por que seu uso pode facilitar e encurtar o tempo de obra, além de ser muito prático! Por ser uma estrutura que já está pronta, a obra torna-se mais rápida, limpa e ágil e o impacto ambiental é bem reduzido com esse método de construção, já que o container é reutilizado e sua fundação mantém o solo permeável, o que evita alagações e enchentes.
O baixo custo na implementação também é um benefício, pois as fundações, estruturas e preparo do terreno são menos complexos. E muito se engana quem pensa que o container não pode ser confortável e bonito. Com um isolamento térmico e acústico bem planejado, o clima da construção fica bem agradável.

Vocês sabiam que a Concreta já realizou um projeto usando esse material super versátil?
O projeto constitui em uma casa de 228,54 m2 em uma propriedade de 823,26 m2. O cliente tinha como ideia principal a integração como um todo, não só dos ambientes entre si, mas também da própria família, pois é a casa que nos traz boas lembranças.
A residência foi projetada para uma família de 4 pessoas e 6 animais de estimação. Ela mistura o moderno com o tradicional, o que há de mais moderno na arquitetura com a simplicidade e a calma dos cuidados de um belo jardim.




Referências