Um projeto estrutural é um projeto complementar ao arquitetônico cujo foco é o dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais (pilares, vigas, lajes). Nesse artigo vamos mostrar mais sobre essas etapas e a importância desse projeto para uma construção.
 
 
1. Dimensionamento
 
Hoje em dia, já observamos em alguns projetos um pré-lançamento dos pilares por parte dos arquitetos, o que facilita muito o trabalho do engenheiro, que pode partir logo para a fase de dimensionamento e detalhamento dos elementos.
 
Nessa fase de dimensionamento, o engenheiro, auxiliado por normas (NBR- 6118/2014 e NBR-6120/1980) e por softwares, leva em consideração diversas condições para o dimensionamento de todos os elementos, dentre elas as mais importantes:
 
–  a resistência do concreto;
–  o clima;
–  a ação do vento;
– cargas permanentes; -cargas acidentais.
 
2. Detalhamento
Imagens de Projeto Estrutural feito no Software Eberick
Após a fase de dimensionamento, confere-se os cálculos para evitar peças superdimensionadas e então o engenheiro pode realizar o detalhamento de todos os elementos.
 
Por que ter um Projeto Estrutural?
 
Tendo em vista todo esse processo, a contratação de uma empresa ou de um profissional em engenharia civil é crucial. Uma vez que o Engenheiro/Empresa se preocupa em realizar o projeto da forma mais otimizada e detalhada possível, o projeto estrutural passa a ser elemento indispensável em um contexto no qual se deseja evitar gastos desnecessários na obra ou baratear o custo de construção.
 

Além disso, deve-se prezar pela segurança e a funcionalidade das edificações, através dos cálculos e dimensionamentos das estruturas feitos de acordo com as normas.

 

Ficou interessado nesse Projeto? Quer saber mais? Entre em contato conosco!