PROJETO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

PROJETO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PGRS)

O Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRS) é um documento técnico que identifica a tipologia e a quantidade de geração de cada tipo de resíduos e indica as formas ambientalmente corretas para o manejo nas fases de geração, acondicionamento, transporte, transbordo, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final.

A Concreta realiza esse serviço em 3 fases:

1. Diagnóstico: a análise da composição gravimétrica dos resíduos sólidos, que consiste na segregação e pesagem do mateiral e permite avaliar a origem e a geração desses resíduos, fornecendo subsídios para avaliação da eficiência do sistema de gerenciamento de resíduos em vigor. Para a elaboração desse diagnóstico são feitas visitas técnicas para a realização da gravimetria de caracterização do resíduo gerado.

2. Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos: o PGRS é elaborado de acordo com a Política nacional de resíduos sólidos (Lei Federal n° 12.305/2010) e a resolução do CONAMA 275/2001. O PGRS é composto por: 

  • Caracterização do empreendimento; 
  • Caracterização dos resíduos gerados, diagnóstico da situação atual dos resíduos;
  • Proposta de adequação dos resíduos; 
  • Cadastramento junto ao Serviço de Limpeza Urbana (SLU) informando ao prestador de serviço responsável por cada uma das etapas do gerenciamento dos resíduos produzidos.

 3. Implementação e Educação ambiental: são processos por meio dos quais o indivíduo constrói valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.

Ficou interessado? Entre em contato para saber mais sobre esse serviço!