PROJETO DE AMORTECIMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS

PROJETO DE AMORTECIMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS

O problema das enchentes em Brasília é antigo e recorrente, isso se deve principalmente ao crescimento acelerado da construção civil, que leva à um aumento da impermeabilização do solo, provocado pela implantação de telhados, ruas e calçadas. Isso faz com que a água que antes infiltrava no solo passe agora a escoar por superfícies impermeáveis.

Para amenizar o problema de enchentes, o Governo federal através da Lei nº 929 e da resolução nº 9 da ADASA exigem que todos os lotes com área acima de 600m² tenha um reservatório de amortecimento de águas pluviais.

Este reservatório também chamado de reservatório para controle de cheias procura reter parte do escoamento superficial gerado durante a chuva para depois fazer sua devolução de forma lenta e gradual aos leitos dos córregos e rios, atenuando as cheias.

O projeto consiste no dimensionamento de uma estrutura para acúmulo temporário de águas pluviais, desde a captação através de sistemas de drenagem ou escoamento superficial, até o lançamento da mesma em rede de drenagem local ou em corpos hídricos de domínio do Distrito Federal e naqueles delegados pela União e Estados.

Isto é, o projeto contempla o dimensionamento de todas as etapas do sistema hidráulico capaz de amortecer a precipitação no terreno, a partir da captação da água e condução dela para o reservatório de amortecimento, podendo passar ou não por medidas compensatórias, como: pavimento permeável, trincheiras ou valas de infiltração. Esta estrutura tem função de amortecer as vazões de cheias e reduzir os riscos de inundações a jusante.

O projeto é desenvolvido em total acordo com as normas impostas pela ADASA, assim como as solicitações da NOVACAP. A Concreta se compromete em elaborar um memorial descritivo e um projeto de amortecimento de águas pluviais eficiente e de acordo com todas as diretrizes e resoluções pertinentes.